Psicologia Formativa
Alexander Lowen
- 1931
- 2018
Um dos conceitos fundamentais da Psicologia Formativa é que temos a capacidade de aprender e reaprender, organizar e reorganizar muitas vezes nossa maneira de estar no mundo. SOMOS UM PROCESSO FORMATIVO.
Keleman, acrescenta a esta afirmação o desenvolvimento de uma linguagem somática, que possa falar dos processos vivos a partir das experiências somáticas, não como respostas psicológicas, mas como organizações somáticas na direção de dar continuidade ao processo vivo.
“A linguagem deve começar com o modo como o corpo se forma” (Stanley Keleman).
O ponto central deste trabalho é uma afirmação básica do nosso processo de formar a vida que vivemos, que podemos participar diretamente, que tudo em nós muda, estamos sempre em formação, querendo ou não, participando ou não. É inevitável que mudanças ocorram em nossa vida. As nossas necessidades, focos de desejo, modos de nos relacionar, formas de pensar, sentir, agir, expressar-se, objetivos, prioridades…. Tudo isso muda, porque nossas formas mudam seja pelo nosso crescimento biológico ou pelos vínculos que formamos ou pela cultura que herdamos.
Busca organizar a auto influência, uma investigação somática que nos permita formar voluntariamente nos nossos padrões de comportamentos e atitudes, ajudar o indivíduo se apropriar de suas diferentes formas, afetos e intensidades – autogerenciar-se em seu crescimento. A conversa do corpo com seu cérebro e o cérebro com seu corpo é a base de sua proposta metodológica e do conceito da reentrada somática, micro variações no padrão neuro-motor organizando novas circuitarias, modificações no mapa neural organizado e formando novas respostas aos eventos emocionais, sociais e de ações. A plasticidade neural e somática e auto influência voluntária permitem formar uma vida pessoal.


Sua metodologia, antes chamada de 5 passos, e renomeada no início de 2000, é o Esforço Muscular Cortical Voluntário = EMCV: “É um método baseado em um processo universal de organização e reorganização de formas. Quando montamos voluntariamente o padrão muscular de uma forma somático-emocional e aumentamos e diminuímos a sua intensidade e duração em uma sequência compassada, criamos variações na forma do corpo, no comportamento emocional e nos padrões de pensamento. Esta mudança de forma através do aumento e da diminuição da intensidade muscular constitui um engajamento poderoso no nosso processo formativo. Isto gera um diálogo pulsatório entre músculo e córtex.” (Stanley Keleman, 2007)
Livros e links recomendados
KELEMAN, Stanley. ANATOMIA EMOCIONAL. São Paulo: Summus, 5ª edição. 1992. 176p.
KELEMAN, Stanley. CORPORIFICANDO A EXPERIÊNCIA: CONSTRUINDO UMA VIDA PESSOAL. São Paulo: Summus. 3ª edição. 1995. 104p.
KELEMAN, Stanley. AMOR E VÍNCULOS:UMA VISÃO SOMÁTICO-EMOCIONAL. São Paulo: Summus. 1996. 176p.
KELEMAN, Stanley. O CORPO DIZ SUA MENTE. São Paulo: Summus. 2ª edição. 1996.136p.
KELEMAN, Stanley. REALIDADE SOMÁTICA. São Paulo: Summus. 1994. 96p.
KELEMAN, Stanley. VIVER O SEU MORRER. São Paulo: Summus. 2ª edição. 1998. 112p.
KELEMAN, Stanley. PADRÕES DE DISTRESSE- AGRESSÕES EMOCIONAIS E FORMA HUMANA. São Paulo: Summus. 2ª edição. 1992. 104p.
KELEMAN, Stanley. MITO E CORPO: UMA CONVERSA COM JOSEPH CAMPBELL. São Paulo: Summus. 3ª edição. 2001. 120p.
Links:
·Diálogos Formativos :
https://www.instagram.com/dialogos_formativos?igsh=MXI0MW12anNoMXFnbg=
·Psicologia Formativa de Stanley Keleman:
https://www.stanleykeleman.com/
Sobre a Formação em Psicologia Corporal
O curso percorre os fundamentos reichianos, desdobrando-se nas seguintes abordagens: Análise Bioenergética, Biossíntese, Psicologia Biodinâmica e Psicologia Formativa. É voltado para profissionais de diversas áreas e estruturalmente está equilibrado entre teoria e prática.
Uma formação que transforma.
Livro: Geração Reichiana
Adquira nosso livro Geração Reichiana na versão que preferir: física ou on-line.