A ênfase da escola é dada à vida intrauterina, ou seja, na relação mãe-bebê. Para ele o organismo começa a pulsar ou encouraçar-se a partir dos afetos umbilicais. A matriz uterina é fundadora da saúde e da vida que encontra-se nas três camadas germinativas a partir das primeira semanas de vida: endoderma, mesoderma e ectoderma = onde se fundamentam os pensamentos, movimentos e emoções.
Parte do princípio de que há uma quebra entre as 3 camadas, que pode ocorrer no desenvolvimento do bebê (afeto pele fetal, cinestésico, umbilical), no parto (transições sensorial, circulatória e nascimento da respiração, gravitacional e alimentar) ou após o nascimento. O efeito desta desunião é tirar a ação do pensamento e do sentimento, a emoção do movimento e da percepção, a compreensão do movimento e do sentimento.
O termo Biossíntese significa integração à vida. Indica a importância fundamental de integrar em todo o trabalho terapêutico as três dimensões do ser: somático-emocional, psicossocial e essencial-espiritual.
Sua escola valoriza o trabalho a partir do impulso interno, propondo um papel menos diretivo do psicoterapeuta. Tomando a capacidade de ressonância, empatia e contato humano como essenciais.
Livros e links recomendados
BOADELLA, David. CORRENTES DA VIDA: Uma introdução à biossíntese. São Paulo: Summus. 1992. 200p.
Sobre a Formação em Psicologia Corporal
O curso percorre os fundamentos reichianos, desdobrando-se nas seguintes abordagens: Análise Bioenergética, Biossíntese, Psicologia Biodinâmica e Psicologia Formativa. É voltado para profissionais de diversas áreas e estruturalmente está equilibrado entre teoria e prática.